17 de nov. de 2009

"Jingoul beus, jingoul beus"... não?



Aí tem um pouco de tudo crítica, exagero, sonoridade e zoação junto. Vamo que vamo.



Farda

Ela é uma fada,
uma fada,
fada uma,
Ela é,
não voa,
não tem brilho,
não é miúda,
nem tem pele branca,

Não é bela, nem feia,
nem olho azul,
não toca harpa,
não tem asa,
não tem vara de condão,

Não canta,
não usa emoção,
não é invisível,
não é caridosa,
não é inocente,

Não tem história sobre ela,
nem ela faz questão,
não é meiga,
não é cheirosa,
não agrada,

Não é constante,
não tem coração,
não tem princesa no seu currículo,
não é assim tão educada,
não é boa, não é delicada,
Mas mesmo assim ainda é fada.



Herr Director

Será que dentro do peito do patrão
existiria um singelo coração?
Que a máquina da grana não tivesse infectado,
que seus empregados um dia virassem e dissessem:
- Coitado!

Acho que sim, podem até dizer que não.
Mas acho que sim, afinal é humano esse coração.
No fundo de cada ordem,
existe um ser comandado,
no fundo de cada comando,
um humilde assim calado.

Não quero os defender, pois não sou um.
Ou talvez de vez em quando seja,
Quando sou dinheiro e não emoção,
Quando escondo o humano e exponho o patrão.



Sin/crônico

Relógio que marca a hora que passa,
que passa, que passa, que passa, que passa,
Relógio que sou, que é, que me faça,
me faça, me faça, me faça, me faça,
Relógio sem tempo, ponteiro que traça,
que traça, que traça, que traça, que traça,
Com tic com tac, com ciclo que atrasa,
que atrasa, que atrasa, que atrasa, que atrasa,
Em laço de tempo seu laço me enlaça,
me enlaça, me enlaça, me enlaça, me enlaça,
Contigo teu tempo, tu tudo amordaça,
amordaça, amordaça, amordaça, amordaça,
Tu vai e tu vem, com com ou sem graça,
sem graça, sem graça, sem graça, sem graça,
Ma tu tic ti para, e para, e para,
e cansa,
e freia,
e parando lento,
cessando, cessando, cessando
vai encerrando seu andar
até que um dia
parar.







Inté

Um comentário:

  1. O Poema Herr Director é de uma sensibilidade impressionante...gostei muito!

    ResponderExcluir

Pense bem antes de falar, ou fale bem antes de pensar.